Páginas

domingo, 20 de março de 2011

A verdadeira vitória


Faz um tempo que não consigo escrever. Sinceramente não sei o que é. Tenho vários textos inacabados aqui, que nunca vão ao ar porque nunca ficam bons.

Mas hoje eu tive vontade de escrever. O que é bom. Não no momento certo, e nem sei se o texto vai ficar do tamanho que eu gosto. Possivelmente pelo sono que já estou sentindo é capaz de aparecerem erros durante o sua leitura. Ignore-os.

O Fluminense perdeu, e vendo o jogo eu percebi uma coisa que a presença de Muricy ocultava: O time não tem padrão. É a base do time campeão e não tem consistência. Parece um time de pelada. Que só jogava na sorte e no erro. O cacife do técnico escondia as falhas. Começo a ver um ponto positivo na saída dele. O time caminhava para uma falta de identidade. Mais do que de qualidade, identidade história.

O Fluminense. Nunca teve grandes astros. Vencia pela força do conjunto. Não que não goste do Conca. Ao contrário. Mas com Cuca, Conca parecia uma peça chave, e não a obra completa da orquestra.

É fácil falar agora. E é mesmo. Mas uma coisa nunca concordei com Muricy. Aliais duas. A primeira é sobre vídeos motivacionais. Eu participei de um aonde dei apoio a um jogador (e era um das barangas que tavam fudendo o flu em 2009, pra você ver o que não fazemos pelo Flu). Po era emocionante dava sangue nos olhos vontade de vencer até uma partida de xadrez vendo um video assim. Não é o tipo de coisa que abala emocionalmente uma equipe. Ao contrário. O salário é um argumento frágil para dizer que é motivo suficiente pra lutar. Ou você quando foi levantar pra ir ao trabalho não foi desanimado em um dia péssimo? Motivação serve pra melhorar a produtividade, e sinceramente falta isso ao Fluminense.

A temos problemas fora de campo. E não são poucos, mas saímos do rebaixamento em 2009 no meio da tentativa de impeachment do Horcades. Tá de sacanagem achar que isso hoje é pior?

Fred caiu muito no meu conceito esse ano. A notícia dele estar bebendo numa noite anterior chegou pelo twitter do @ProjetoArena ANTES do jogo contra o Boavista. De manhã. De tarde lá estava Fred estirado no gramado. Sabe decepcionante...

O time esta perdido. Só raça salva. Só paixão salva. E por que falei de Fred? Bom, ele falou uma coisa de tenho de concordar: A torcida não pode abandonar. Mas é hora de fazer nossa parte não é? Ir ao Engenhão? Sim também, mas fazer como fizemos em 2009 e abraçar o time, mesmo que de uma maneira diferente. Xingar não vai levar a nada. Cada um reage de uma forma a vaia... E não vejo ninguém do nosso time que fique melhor depois delas DURANTE o jogo...

Bom é isso. Acho que não completei o raciocínio do inicio. A verdadeira vitória, é o título que dei pra esse texto. A verdadeira vitória, pelo menos para mim, foi a volta da minha consciência poética tricolor. Parece ate que um rato roubou ela de mim ano passado.

Um comentário:

  1. O problema nunca foi o técnico Muricy, a irresponsabilidade de certos jogadores, o desentrosamento da comissão técnica e um diretoria inoperante são o verdadeiro cancer do Fluminense. No meu ponto de vista, uma cruzeirense!

    ResponderExcluir