Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

O que é um ídolo?

Numa definição moderna: "É lugar comum a menção de pessoas famosas ou de destaque em sua área de atuação profissional como "ídolos", personalidades que se tornam, ou através da aclamação popular espontânea, ou através da atuação direta da própria mídia, objeto de adoração e devoção não religiosa."

No futebol existem ídolos-mor em praticamente todos os clubes, e a maioria apareceu deles de 50 pra cá.
Nos times do Rio, Botafogo com Nilton Santos, Vasco com Roberto Dinamite, Flamengo com Zico e Fluminense com Castilho. Com certeza jogadores que deram a alma pelos seus clubes. Alias no caso de Castilho, além da alma, um dedo.

Mas existem ídolos simples. Não simples exatamente mas não tenho uma definição melhor. São aqueles que seja por um título, uma atitude...

Eu tenho um ídolo assim. Pra mim um exemplo de dedicação e raça ao clube. Ele não ganhou títulos importantes, mas demonstrava entrega ao Fluminense. Ele jogou até 2007, e jogou desde a época que comecei a torcer pelo flu.

MARCÃO foi o primeiro grande jogador que posso chamar sem medo de ídolo. Que se entregava e tinha comprometimento. E na verdade acho que é muito mais isso que forma um ídolo de verdade do que qualquer título.

Conca não se considera um ídolo. Nos ajudou a trazer um título, mas ele sim segue o caminho pra ser um grande ídolo, pela dedicação e comprometimento.

Assim como Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário